Jabes é derrotado por sua própria bancada na Câmara

Aliados ou opositores, deve estar se perguntando o prefeito
Arquivo/JBO

De nada adiantou o prefeito de Ilhéus ter a "maioria" na Câmara. Jabes Ribeiro foi derrotado na sessão ordinária de ontem à tarde ao ver a sua própria base votar pela derrubada dos vetos do prefeito às emendas dos vereadores ao orçamento 2014. O veto do prefeito a todas as emendas, repercutiu mal na Câmara. "Ele precisa respeitar esta casa e os vereadores mesmo que sejam da base também precisam manter o respeito a esta instituição", defendeu o vereador Cosme Araújo.

Vereadores como Rafael Benevides, do partido do prefeito, tomaram a decisão de publicamente se posicionarem favoráveis à preservação da independência do Legislativo. "Não apresentei nenhuma emenda. Poderia ter votado a favor do prefeito. Mas entendo que é preciso manter o respeito a esta Casa. Acompanho a oposição", disse em plenário. E justificou: não apresentei nenhuma emenda porque sei que não tenho como conseguir nada. Nem lâmpada eu consigo com este governo".

Um dia antes, o líder do governo Alzimário "Gurita" Belmonte, também do PP, usou a tribuna da Câmara para criticar a "fuxicada" existente na base. Segundo Gurita, tem vereador que é "leva-e-tráz" que tem tentado criar situações de desgaste aos colegas para lhe tomar cargos. Ao que tudo indica, o clima não está nada bem entre os aliados da Câmara e o prefeito de Ilhéus.

Os vereadores da base que votaram contra o governo foram: Alzimário Belmonte, Rafael Benevides, James Costa, Ivo Evangelista, Walmir de Inema e Nerival Reis.